Famoso e tradicional em alguns países, o biscoito amanteigado chamado, na Alemanha, de spekulatius, na Bélgica de speculoos e na França de spéculos, o doce teria surgido na vizinha Holanda e logo se espalhado para outras regiões próximas ao rio Reno e, ao longo dos séculos, para todo o território alemão. Nos EUA, spekulatius são frequentemente conhecidos como windmill cookies (biscoitos de moinho de vento).
Esse biscoito amanteigado é tradição especialmente no Dia de São Nicolau, comemorado em 6 de dezembro, mas está presente em todo o período natalino e, atualmente, durante todo o ano. As formas usadas para cortar a massa variam de motivo e tamanho. Antigamente, era comum recortar a silhueta de São Nicolau. Outros motivos populares eram homens e mulheres em trajes tradicionais, ovelhas e moinhos.
A origem do nome da iguaria natalina é incerta. Uma das possibilidades é que tenha surgido do latim speculum (espelho), pois os desenhos impressos na massa espelham os motivos das forminhas. Outra versão diz que a palavra veio simplesmente do termo species (especiaria). Nada melhor que sentir o cheirinho de cravo, canela e noz-moscada saindo do forno e morder um biscoito fresquinho, fino e crocante. Durante a leitura, parece que vai ser complicado, mas não é! Vale cada minuto do seu tempo de preparo, pois esse biscoito, definitivamente, é uma experiência perfeita e inesquecível!
Mais informações »Marcadores: Biscoito, Microondas