Header Ads

Empanadas de Cogumelos



Nesta altura em que esta receita está on, eu encontro-me em mais uma grande aventura, desta vez pela Tanzânia - entre o Serengeti e o Ngorongoro - a fazer um incrível safari.


No entanto por aqui a rotina das receitas vai continuar, para que continuem a encontrar inspiração e ideias para as vossas receitas de todos os dias.


Ficam estas empanadas com a massa que faço sempre e desta vez com um delicioso recheio de cogumelos. Porque se há coisa que é versátil é a preparação das empanadas: perfeitas para aproveitar todos os restinhos, todas os legumes a murcharem lá em casa e para fazer limpeza ao frigorífico. Nunca desiludem!






Ingredientes para 8 empanadas médias:




Recheio:


1 colher de sopa de azeite


2 dentes de alho picados


1 cebola grande


300g de cogumelos


sal e pimenta q.b.


1 colher de chá de noz moscada


40g de farinha


150ml de leite ou bebida vegetal




Massa:




1 chávena de farinha de espelta ou trigo


100ml de água


50ml de azeite


sal q.b.




Preparação:




Comece por preparar o recheio. Leve um tacho ou frigideira ao lume com o azeite e junte os dentes de alho e a cebola picada.


Deixe começar a refogar e acrescente os cogumelos laminados ou picados. Tempere de sal e pimenta e deixe estufar um pouco até que fiquem macios.


Junte depois a farinha e envolva bem e por fim o leite. Vá mexendo até a mistura engrossar e tempere com um pouco de noz moscada.


Retire do lume e deixe arrefecer. Reserve.


Prepare depois a massa. 


Numa taça misture a farinha, a água, o azeite e o sal. Misture bem e se achar a massa muito mole misture um pouco mais de farinha. Amasse bem e divida em 8 bolinhas do mesmo tamanho.


Estenda depois a massa com a ajuda de um rolo e coloque o recheio frio anteriormente preparado. Dobre, de modo a formar a empanada e pressione as bordas com a ajuda d num garfo.


Pincele depois com gema batida e polvilhe com umas sementes de papoila.


Leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até a massa estar dourada e cozinhada.


(Podem ser congeladas depois e frias, para estarem sempre à mão em dias mais atarefados).


Bom Apetite!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.