10 receitas de água saborizada: dicas de como fazer
Beber água o suficiente é a melhor coisa que você pode fazer para a sua saúde. Parece simples, mas a maioria das pessoas não se hidrata adequadamente durante o dia e com o passar do tempo, pode ocasionar diversos problemas para sua saúde. Mas um estímulo a mais para você ingerir mais líquidos é aderir a água saborizada!
Para quem não conhece, a água saborizada ela é feita por exemplo, com uma imersão de frutas, raízes ou plantas da sua preferência, proporcionando um aroma e sabor mais agradáveis.
Portanto, a água com sabor além de ajudar na hidratação, tem a vantagem de possuir diversos nutrientes que beneficiam o nosso corpo. Dependendo da combinação você consegue uma receita mais termogênica e que auxilia na perda de peso, calmante ou misturas que ajudam o corpo a eliminar toxinas, o famoso detox.
Mas antes das receitas, é importante lembrar que o jeito certo de fazer água saborizada influencia no resultado final. Fique atenta a alguns detalhes:
Dicas para fazer água saborizada corretamente
1- Ingredientes certos
A melhor qualidade possível e de preferência, produtos orgânicos livres de pesticidas e outros resíduos. Ou seja, como utilizamos as frutas e legumes crus, a higiene deve feita corretamente limpando bem e no caso de não ser orgânico, fazendo uma solução para desinfectar e eliminar o máximo de resíduos presentes na casca.
Primeiro lave bem as frutas e legumes e faça uma solução de hipoclorito de sódio para desinfectar, deixando por 15 minutos. Após isso, faça uma solução com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa para cada litro de água) e deixe de molho por mais 20 minutos. Lave bem na sequência.
Esse procedimento ajuda a retirar resíduos químicos e eliminar qualquer parasita presente nas frutas e legumes.
Após a higienização correta, você já pode fazer a sua água com sabor.
2- Temperatura da água
Água fresca e em temperatura ambiente ajudam a extrair melhor os nutrientes das frutas. Nunca use água quente, elas irão destruir os ingredientes e afinal, queremos uma água saborizada e não um chá certo?
3- Tempo de preparo da água saborizada
- Escolha potes ou jarras de vidro para armazenar, dessa maneira o água se mantem fresca por mais tempo.
- Deixe fora da geladeira no máximo duas horas. Dessa maneira, você evita que o crescimento bacteriano comece a ocorrer depois de um certo tempo fora da refrigeração.
4- Tempo de imersão
- Os pepinos, frutas cítricas como o limão e laranja, melões e hortelã soltam o sabor quase que imediatamente. Já a maçã, canela, gengibre fresco e o alecrim por exemplo, precisam de uma noite de molho na geladeira para soltar bem o sabor.
- Melões, morangos e alguns cítricos começar a ficar “inchados” depois de algumas horas na imersão. Para não haver alteração de sabor, retire esses pedaços quando ficarem dessa maneira.
- Frutas cítricas depois de algumas horas soltam um sabor amargo na água. Não deixe eles por mais de 3 horas na imersão.
- Durante o dia, se você não beber toda a água com sabor, coe e guarde na geladeira por até 3 dias.
- Para não faltar água saborizada durante o dia, reponha com mais água quando estiver pela metade. Dessa maneira, você vai conseguir preservar o sabor e ter sempre água fresca para beber o dia todo.
Nenhum comentário