Header Ads

Dieta da Comida Viva de 7 dias: conheça benefícios e saiba o que comer

salada tomate azeite 0916 400x800

Baseada no consumo exclusivo de alimentos naturais, orgânicos e, preferencialmente, crus, a Dieta da Comida Viva chega a ser, para algumas pessoas, até um estilo de vida, conhecido como crudivorismo.
Também chamado de raw food (comida crua), o movimento busca maior conexão com a natureza, reduzindo a ingestão de alimentos cozidos, processados, ricos em pesticidas, conservantes, açúcares e gorduras, afastando assim riscos de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.


Como funciona a Dieta da Comida Viva

hashi salmao japones 0417 400x800 De acordo com a nutricionista Clarissa Fujiwara, o plano alimentar consiste em um padrão que envolve, basicamente, o consumo de alimentos crus em todas as refeições ou boa parte delas, sendo dispensado qualquer tipo de cocção.

A especialista explica, porém, que é mais comum basear cerca de 70% do cardápio nos ingredientes crus e o restante em alimentos submetidos a algum procedimento de cozimento mais brandos, como o feito até 42º C.

Dieta da Comida Viva: o que pode comer

dieta cerebro vegetais 017 400x800
  • Frutas in natura, desidratadas e na forma de sucos
  • Legumes e verduras cruas ou fermentadas
  • Oleaginosas, bem como derivados, como leites vegetais e manteigas
  • Cereais e leguminosas crus
  • Brotos e sementes
  • Azeite de oliva e de coco
  • Algas marinhas
  • Em alguns casos, podem ser incluídos também ovos crus, laticínios não pasteurizados, carne e peixe crus

Benefícios da Dieta da Comida Viva

frutas legumes alimentacao 0217 400x800


Os apoiadores do plano apontam que, ao comer ingredientes crus ou minimamente alterados, há menos perda de micronutrientes.
A nutricionista Vivian Oliveira contou em entrevista ao VIX que, de acordo com o Instituto Max Planck (organização alemã de pesquisas científicas), ao cozinhar a comida você perde 50% das proteínas presentes, 70% a 90% das vitaminas e minerais e até 100% dos fitonutrientes, além de enzimas fundamentais para a boa digestão.
 frutas variedades dieta 0916 400x800

O consumo de alimentos crus traz diversos benefícios à saúde: melhora a disposição, o bem-estar e pode até reverter a diabetes. A ingestão de frutas, vegetais e brotos promove eliminação diária de toxinas e absorção intensa de nutrientes e maior consumo de fibras alimentares, importantes para o bom funcionamento intestinal.
Além disso, não há consumo de produtos refinados, como farinhas e açucares, e produtos ultraprocessados, resultando em menos produtos nocivos para o organismo digerir.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.