Dieta da Comida Viva de 7 dias: conheça benefícios e saiba o que comer
Baseada no consumo exclusivo de alimentos naturais, orgânicos e, preferencialmente, crus, a Dieta da Comida Viva chega a ser, para algumas pessoas, até um estilo de vida, conhecido como crudivorismo.
Também chamado de raw food (comida crua), o movimento busca maior conexão com a natureza, reduzindo a ingestão de alimentos cozidos, processados, ricos em pesticidas, conservantes, açúcares e gorduras, afastando assim riscos de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.
Como funciona a Dieta da Comida Viva
De acordo com a nutricionista Clarissa Fujiwara, o plano alimentar consiste em um padrão que envolve, basicamente, o consumo de alimentos crus em todas as refeições ou boa parte delas, sendo dispensado qualquer tipo de cocção.A especialista explica, porém, que é mais comum basear cerca de 70% do cardápio nos ingredientes crus e o restante em alimentos submetidos a algum procedimento de cozimento mais brandos, como o feito até 42º C.
Dieta da Comida Viva: o que pode comer
- Frutas in natura, desidratadas e na forma de sucos
- Legumes e verduras cruas ou fermentadas
- Oleaginosas, bem como derivados, como leites vegetais e manteigas
- Cereais e leguminosas crus
- Brotos e sementes
- Azeite de oliva e de coco
- Algas marinhas
- Em alguns casos, podem ser incluídos também ovos crus, laticínios não pasteurizados, carne e peixe crus
Benefícios da Dieta da Comida Viva
Os apoiadores do plano apontam que, ao comer ingredientes crus ou minimamente alterados, há menos perda de micronutrientes.
A nutricionista Vivian Oliveira contou em entrevista ao VIX que, de acordo com o Instituto Max Planck (organização alemã de pesquisas científicas), ao cozinhar a comida você perde 50% das proteínas presentes, 70% a 90% das vitaminas e minerais e até 100% dos fitonutrientes, além de enzimas fundamentais para a boa digestão.
O consumo de alimentos crus traz diversos benefícios à saúde: melhora a disposição, o bem-estar e pode até reverter a diabetes. A ingestão de frutas, vegetais e brotos promove eliminação diária de toxinas e absorção intensa de nutrientes e maior consumo de fibras alimentares, importantes para o bom funcionamento intestinal.
Além disso, não há consumo de produtos refinados, como farinhas e açucares, e produtos ultraprocessados, resultando em menos produtos nocivos para o organismo digerir.
Nenhum comentário